3 Janeiro, 2019

VI JORNADAS DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA – Aquisição e Didática

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH)
18 e 19 de janeiro, 2019

Estas Jornadas têm como objetivo reunir trabalhos que abordem a aquisição e aprendizagem do português língua não materna (PLNM), em articulação com aspetos da didática específica do PLNM, discutindo questões como as seguintes:

(1) Como são adquiridas e se desenvolvem propriedades de diferentes domínios em PLNM (léxico, fonologia, morfossintaxe, discurso, etc.)?

(2) Que fatores podem influenciar a aquisição e o desenvolvimento de PLNM (língua materna, idade, conhecimento de outras línguas estrangeiras, fatores sociais e culturais, etc.)?

(3) Como é que o conhecimento do processo de aquisição de PLNM pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias e materiais de ensino mais eficazes?

(4) De que forma é que o ensino explícito influencia o processo de aquisição e desenvolvimento de PLNM?

(5) Como adequar o ensino de português a diferentes públicos, em função do contexto de aprendizagem (por exemplo, língua oficial, língua estrangeira, língua de herança), da faixa etária, etc.?

(6) Que conhecimentos linguísticos correspondem a cada nível de proficiência em PLNM?

(7) Que instrumentos são mais eficazes para avaliar a proficiência em PLNM?

Conferencistas convidados

Pedro Guijarro-Fuentes (Universitat de les Illes Balears)

Rui Vaz (Divisão de Programação, Formação e Certificação, Camões, I.P.), Fátima Mendes (Divisão de Programação, Formação e Certificação, Camões, I.P.) e Joana Batalha (NOVA FCSH/CLUNL)

Comissão Organizadora