VI JORNADAS PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH)
18 e 19 de janeiro, 2019
18 de janeiro (Auditório 1) |
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8h30 – 9h45 | Inscrições |
9h45 – 10h00 | Sessão de abertura |
10h00 – 11h00 | Sessão plenária:
Pedro Guijarro-Fuentes (Universitat de les Illes Balears) The acquisition of Spanish by L2 Brazilian Portuguese speakers: Selected feature transfer (resumo) |
11h00 – 11h30 | Pausa para café |
11h30 – 12h00 | Aida Cardoso, Inês Duarte e Ana Lúcia Santos (FLUL/CLUL)
Acquisition of European Portuguese infinitival complement clauses by Spanish native speakers (resumo) |
12h00 – 12h30 | Alexandra Fiéis1, Ana Madeira1 e Bruna Bragança2 (NOVA FCSH-CLUNL1 / CLUNL2)
Controlo e infinitivos flexionados em português L2 (resumo) |
12h30 – 13h00 | Joana Teixeira (NOVA FCSH/CLUNL)
Bridging the gap between generative SLA and language teaching: An example (resumo) |
13h00 – 14h30 | Pausa para o almoço |
14h30 – 15h00 | Francisco Miguel Valada (Vrije Universiteit Brussel)
The effects of instruction on the acquisition of phonological distinctions in a second language: the case of Portuguese (resumo) |
15h00 – 15h30 | Jorge Pinto e Nélia Alexandre (FLUL/CLUL)
Ensinar Português a falantes de Espanhol L1/L2: para uma consciencialização lexical dos aprendentes (resumo) |
15h30 – 16h00 | Ana Alexandra Silva e Luís Chimuco (Universidade de Évora)
Alguns valores semântico-pragmáticos dos advérbios ‘só’ e ‘ainda’ no português falado em Angola (resumo) |
16h00 – 16h30 | Pausa para café |
16h30 – 17h00 | Ana Cecília Fonseca Matos e Paula Tuany Silva Café (Universidade Federal do Mato Grosso)
Um olhar sobre as interferências linguísticas entre o crioulo haitiano e o português do Brasil (resumo) |
17h00 – 17h30 | Fernanda de Castro Modl1 e Eulália Leurquin2 (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia1 / Universidade Federal do Ceará2)
(O)(um) contexto de ensino-aprendizagem de português como língua de herança e(m) achados parciais de pesquisa (resumo) |
19h30 | Jantar |
19 de janeiro (Auditório 1) |
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10h00 – 11h00 | Sessão plenária:
Rui Vaz1, Fátima Mendes1 e Joana Batalha2 (Camões, I.P.1 / NOVA FCSH/CLUNL2) Referencial Camões PLE: contributo para a criação de um RLD para português europeu (resumo) |
11h00 – 11h30 | Pausa para café |
11h30 – 12h00 | Lou Zhe (FLUL)
Desenho de uma aplicação de MAVL (Mobile-assisted Vocabulary Learning) em PLE destinada a aprendentes chineses (resumo) |
12h00 – 12h30 | Orlanda de Azevedo (Universidade Nova de Lisboa e Universidade Aberta)
Flipped Classroom no ensino de Português Língua Não Materna (resumo) |
12h30– 13h00 | Fátima Silva1/2, João Veloso1/2, Ana Isabel Fernandes1, Isabel Martins3, Susana Leitão3, Nuno Regadas3, Ana Martins1, Ana Pimentel1 e Carlos Gomes1 (Faculdade de Letras1 / Centro de Linguística2 / UP Digital3)
Curso de Iniciação à Língua Portuguesa a distância: potencialidades e desafios (resumo) |
13h00 – 14h30 | Pausa para o almoço |
14h30 – 15h00 | Catarina Castro (CETAPS/NOVA FCSH)
Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: elaboração de materiais para o ensino de PLE em ambiente virtual (resumo) |
15h00 – 15h30 | Rita Almeida (ISPA)
O papel da criatividade na produção de materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira (resumo) |
15h30 – 16h00 | Fabiana A. Santos (DELIC/Universidade Federal do Amapá)
Práticas de escrita de PL2 de alunos indígenas da Universidade Federal do Amapá (resumo) |
16h00 – 16h30 | Carolina Macedo (Universidade do Minho)
Constituição de um Cânone Literário da Língua Portuguesa: uma proposta para o ensino de PLNM em contexto universitário (resumo) |
16h30 – 16h45 | Encerramento |